quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Atividade: Folhas



Folhas coletadas no interior do parque da Redenção

 



 Primeiro coletamos as folhas de acordo com a diversidade das árvores no local. Em seguida tentamos agrupar as mesmas por tamanhos, mas acabamos por perceber que o formato de algumas folhas eram muito diferentes se comparadas com outras. Também percebemos que as espécies das árvores eram distintas entre as tantas presentes no local de coleta.

 Por fim resolvemos separar as folhas pela sua estrutura, organizando-as em grupos para melhor observação. Como seguem os exemplos:  

        
  1º Grupo: Folhas Simples Ramificadas




 2º Grupo: Folhas Simples Sem Nervuras





 3º Grupo: Folhas Simples Com Nervuras




4º Grupo: Folhas Compostas Foliculares




5º Grupo: Folhas Compostas Radiculares





Sistemática e Classificação Biológica

 O estudo das plantas (feito anteriormente) se deve ao fato de estudos antigos sobre as classificações das coisas no mundo, das quais serão abordados.
 
Desde muitos tempos, a sociedade vem buscando um estudo aprofundado das coisas, desta forma, o filosofo Aristóteles destacou-se em suas criações para a definição de diversos objetos existentes no mundo. Então, o filosofo criou três definições importantes:
            -Gênero: Pouco complexo para o estudo. Um exemplo usado era os animais;       

            - Espécie: Complexa para o estudo. Um exemplo usado era o homem;

            -Indivíduo: Muito complexo para o estudo. Um exemplo usado era Aristóteles.




Estas definições eram consideradas muito atualizadas para a época em questão. Nos tempos do século III a.C, Aristóteles tinha uma escola onde ele lecionava (chamava-se Liceu) filosofia com seus alunos. No entanto, suas praticas de aulas eram um pouco diferentes, pois ele saía com seus alunos em uma caminhada onde eram feitas as discussões. Qualquer coisa que encontrassem em seu caminho era motivo de estudo. Este modo de lecionar suas aulas era conhecido como "peripatético" (em grego seriam "os que passeiam"). Dentre seus tantos alunos, Teofrasto foi um aluno que se destacou pela paixão e pelo estudo aprofundado das plantas, assim, depois de muitas pesquisas com seu professor (Aristóteles) ele acabara por criar um livro intitulado "Historia Plantarum". Este livro reunia diversas informações a respeito das plantas e afins. Teofrasto criou formas para classificar as mesmas, fazendo com que o estudo da botânica tivesse um grande avanço.
Pouco tempo depois, Linnaeus (Lineu para nós) avança mais com as definições criadas por Aristóteles. Ele acaba por criar a taxonomia, que é um processo para a descrição dos seres vivos existentes, onde diversos fatores eram usados para a classificação e chegava-se a um conjunto de indivíduos com características comuns. Cada grupo criado recebia o nome de "taxon".
Fonte:

http://s5.static.brasilescola.uol.com.br/img/2016/03/grupos-taxonomicos.jpg

Na imagem, os dois taxons menos abrangentes foram os criados por Aristóteles (Gênero e Espécie), os mais abrangentes foram criados por Linnaeus (Família, Ordem, Classe, Filo, Reino). Dentro destes, cabe ressaltar que em 1977, um estudioso chamado Carl Woese propôs um novo modelo de taxon a partir de aspectos evolutivos das espécies. Este então foi denominado "Domínio" e ocupa lugar posterior ao taxon "Reino", de forma que este novo taxon acaba por ser o mais abrangente de todos os presentes.

Com os avanços dos estudos biológicos, criou-se um diagrama onde era mostrado algumas relações de diferentes taxons através de diversos meios. Este diagrama ganhou o nome de Cladograma. O meio mais comum de se fazer um cladograma era a partir de características morfológicas. Abaixo temos um exemplo de um cladograma básico:



 
 Fonte:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_69UmIEIYV1atdpDaDJr5gvnmzFS0M9DQQo9TTjm4jr_fKAvBUIbZgUhvBujJy4640IoqFxG2Cy3utUI0bp2YkwmFxcD8BaICpHxoT29lAQNMv3_YD4legBRu414j4z8pYwIClisfraEn/s1600/patterns_intro.gif

A seguir, temos algumas atividades propostas sobre este assunto no livro de biologia: Ser protagonista, Biologia Ensino Médio 2º ano (PNLD). Tais atividades remetem ao conteúdo antes citado, que se encontra nas páginas 22 e 23.



Foto Referente à página 22 do livro.

Foto Referente à página 23 do Livro

Os exercícios começam apenas no número 3, pois os anteriores são exemplos de resolução de problemas:
obs: Serão colocados apenas as respostas neste blog (visualizar imagem)

3 (PUC-RS).
R:  Pertencerão à mesma classe - à mesma espécie (Letra A)

4 (UFU-MG).
R: Baleia e pássaro (Letra A).

5 (Unifesp)
R: 3 Gêneros e 6 espécies (Letra C)

6 (Mackenzie-SP)
R: O parentesco evolutivo entre cavalo e zebra é maior do que entre rinocerontes de um chifre e rinocerontes de dois chifres (Letra C)

7 (UFRGS-RS)
R: Os táxons 3 e 4 são de espécies diferentes, mas do mesmo gênero (Letra D)   


8 (Unicamp-SP) (Dissertativa)
A) Gênero Felis
B) Pertencem a mesma espécie, porém suas raças são diferentes
C) Família Felidae, terminação "idae" indica família.


Vírus

- Não apresenta estrutura celular. São muito simples e pequenos, formados basicamente por uma capsula proteica envolvendo o material genético, que poder o DNA, RNA ou os dois juntos ( citomegalovírus) dependendo do vírus.
- Não possuem atividade metabólica quando fora de uma célula hospedeira.
- São considerados parasita intracelulares obrigatórios, ou
- Não fazem parte de nenhum dos reinos dos seres vivos.





 
Foto referente à página 33 do Livro
Exercícios.
1. Epidemia: doença de caráter transitório, que ataca simultaneamente grande número de indivíduos em uma determinada localidade.
Infecção: estado do que se encontra infeccionado.
Virologia: ramo da microbiologia que se dedica ao estudo dos vírus.
 Vetor: e todo ser vivo capaz de transmitir um agente infectante, de maneira ativa ou passiva.

2
a) 1989

b) A ( OMS) declarou a poliomelite erradicada das Américas em 1994 e da Europa em 1999. consequentemente, esses resultados motivaram a (OMS) a lançar em 1988, um programa de erradicação global, com o objetivo de pôr fim a doença ate o ano 2000

c) ações permanentes e efetivas de prevenção e controle devem ser mantidas. Por que o vírus cria resistência as vacinas, e também em caso de epidemia global


3) Os vírus são caracterizados como parasitas por que dependem de outra célula para sobreviverem.

4. A infecção e a colonização de um organismo hospedeiro por uma espécie estranha. Na qual, o organismo infectante procura utilizar os recursos do hospedeiro para se multiplicar. Já a doença e uma afecção( alteração patológica do corpo) que atinge de maneira cronica alguma parte do corpo.]

b) doença infecciosa e qualquer doença causada por um agente biológico como, por exemplo, vírus ou bactérias. Desta forma, devido ser causada por vírus e bactérias podem ser transmissíveis pelo ar ou contato, ou seja, podem ser contagiosas.

5. a) Pelo ar ou contato
b) Ingestão
c) Picada

6. No ciclo litico, após a inserção do material genético do bacteriófago na bactéria, esta começa a produzir e montar as estruturas do vírus, ocasionando um lise( ruptura) da bactéria.
Já, no lisogênico, o material genético do vírus  incorporado ao material genético da bactéria, que multiplica este material com o seu próprio.

7.Através do contato de mucosas ou algum ferimento. Não ha vacina contra HIV, por isso e importante se prevenir usando preservativo( camisinha) nas relações sexuais. Também deve se usar apenas seringas descartáveis e manter o controle dos produtos sanguíneos.

8. Príon e uma proteína capaz de modificar outra proteína tornando as cópias de si mesma, não possui RNA ou DNA. Bacteriófagos podem ser vírus de DNA ou RNA que infectam organismo procariotos.


Reino Monera 

Nos tempos modernos, especialistas analisaram comparativamente a composição molecular de organismos (destaca-se o RNA ribossômico). Com isso, tais especialistas demonstram três grande domínios do seres vivos, dentre os quais dois são constituídos por seres procarióticos (Bactérias e Arqueas) e um domínio de seres eucarióticos. 
O domínio Bactéria constitui a maior parte dos seres procarióticos conhecidos.  Levando em conta um olhar evolutivo, consegue-se distinguir os grupos desse domínio através de algumas características.  Os mais antigos grupos eram hipertermófilos, ou seja, seres capazes de sobreviver em regiões de alta temperatura.

O domínio Arqueas abrange microrganismos procarióticos que tem algumas características diferentes das bactérias, como a diferença na composição da parede celular, na estrutura do material genético e no metabolismo. Essas diferenças entre os domínios fazem com que diversas espécies consigam sobreviver condições extremas de vida, como por exemplo as fontes termais (temperaturas elevadas), profundidades oceânicas grandes, águas muito salgadas ou muito ácidas, entre outros. A grande maioria das arqueas é anaeróbia, ou seja, não utilizam o gás oxigênio para obter energia e muitas dessas nem conseguem sobreviver com a presença deste gás.

Estrutura das bactérias:


A estrutura das bactérias é bem característica das células procarióticas, que será descrito abaixo:

Cromossomos - Tem forma circular e contém uma molécula de DNA. Este carrega as informações genéticas da celular bacteriana, fazendo com que consiga realizar a auto-replicação cromossômica.


Plasmídeo - Pequena molécula de DNA que não se mostra presente em todas as bactérias. Sua principal função é fazer a proteção da célula contra ações antibióticas.


Hialoplasma - Também leva o nome de citosol, este é um líquido de forma gelatinosa da qual é composto por glicose, sais, proteínas, etc. É possível encontrar RNA e diversos ribossomos.


Ribossomos - Espalhados pelo interior da célula, esta estrutura é responsável pela aparência da mesma, que se dá de forma rugosa.


Membrana Celular - Dupla camada de fosfolipídios, porém, conta com proteínas importantes que ajudam na permeabilidade dos nutrientes, na produção de energia e também na defesa da célula.

Parede Celular - Esta recobre a membrana e dá forma para a bactéria. Se mostra forte e densa.


Cápsulas - Camada que recobre a parede da célula e tendem a manter a mesma resistente à fagocitose.


Flagelo - Estrutura responsável pela locomoção da bactéria. Se mantém preso à membrana plasmática e é proteinado.


Fímbrias - Também chamadas de "pili", estas estruturas são curtas e finas. Não servem para locomoção da bactéria mas sim para a adesão da mesma. Existe também um tipo de fímbria, a sexual, que serve para auxiliar o processo de conjugação, onde liga as bactérias para que elas troquem seu material genético.

Reprodução das bactérias

Reprodução das bactérias


            As bactérias se reproduzem assexuadamente onde é originado duas novas bactérias com genética idêntica. Este processo dura de uma hora até três horas, mas é variável com as condições do ambiente e os organismos presentes. São divididos em três tipos de reprodução: Transformação, conjugação e transdução.

Transformação - Algumas bactérias conseguem captar fragmentos de DNA que se encontram dispersos e são incorporados ao material genético das bactérias transformando as mesmas.


Conjugação ­- Neste processo, a bactéria transfere seu material para outra bactéria com o auxilio da estrutura denominada "pili sexual".


Transdução - Neste processo, junto com um bacteriófago, as bactérias trocam seu material genético.


    FUNGOS 

Características:
1. Eucarioto
2. Unicelulares( leveduras, mofo)/ pluricelulares(filamentos)- coloniais
3. Corpo formado- hifas- conjunto: micélio( reprodutivo ou vegetativo)
4. Nutrição- decompositores- digestão extracelular, heterotróficos
5. Classificação- Citridio ou quitrio , Zigam, Asco e Basidio
6.Habitat- água, solo, mutualismo
7. Parasitas-  plantas(ferrugem), animais( micoses)



 
Foto referente à página 66 do Livro


Exercícios.
1. fotossíntese
2. sim, os fungos são eucarióticos.
3. a) extracorpórea
b) os fungos decompõe a matéria orgânica ajudando na renovação do meio ambiente.
c) zigomicetos.
d) saprófagos

5) A- quitridiomicetos
B- zigomicetos
C- ascomicetos
D- basidiomicetos

b) Sim, o batimento do flagelo auxilia a locomoção em meio aquatico.

6.(a)- fotossintetizante
(b) extracorpórea

7- A composição da parede celular

8. Porque ele é composto por fungos microscópicos, que se alimentam de açúcar( leveduras), liberando gás carbônico. desta forma, quando a massa aquece as leveduras se multiplicam, ingerindo o açúcar e o amido e  liberando gás carbônico, fazendo a massa crescer.                   









Trabalho elaborado pelos seguintes alunos:


Willian (28073)

Giacomelli (28090)

Filipe (51059)

Henrique ( 78140)


Turma 202











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